Reforço escolar: o que é e sua importância na construção do aprendizado.

Até alguns anos atrás, o reforço escolar era visto como algo vergonhoso, como se o aluno não tivesse a capacidade de aprender determinado conteúdo na escola ou mesmo na faculdade, mas hoje a realidade é outra, e essa prática é vista com outros olhos.

O reforço escolar é uma forma de auxiliar o aluno a compreender melhor a matéria passada na escola, e assim ajudar na fixação do conteúdo em sua mente, não decorando o que está sendo ensinado, mas sim, entendendo e buscando aplicar de alguma forma, em sua vida ou em atividades diárias.

Há aqueles pais que ajudam seus filhos nas tarefas escolares, e isso é ótimo, pois, esse tipo de atitude estreita as relações familiares, mas muitas vezes, esses pais não conseguem tirar todas as dúvidas, ou como aprenderam determinado conteúdo há alguns anos atrás, talvez os seus conhecimentos estejam desatualizados, o que pode prejudicar o processo de aprendizagem da criança.

O reforço escolar é uma força extra no processo de aprendizagem

A primeira coisa que é preciso compreender, é que o reforço escolar não deve ser tratado como algo que seja mais importante do que o conteúdo aprendido em sala de aula, o reforço escolar é um complemento desse material.

Claro que o professor de reforço escolar tem o mesmo potencial para ensinar, que um professor que leciona em sala de aula, o fato que este último não pode ser substituído, uma vez que, o processo de aprendizagem em sala de aula é essencial para o desenvolvimento da criança como pessoa, pois ali, além de aprender a ler e escrever, ele aprende a socializar e a viver em sociedade.

Portanto, o professor responsável pelo reforço, se apresenta como uma força extra para auxiliar no processo de aprendizagem, nos momentos em que o aluno esteja com mais dificuldade em uma matéria.

Dessa maneira, o reforço pode ser tratado como uma forma de permitir que a criança, tenha contato por mais tempo com aquele conteúdo que tenha mais dificuldade em compreender.

As aulas de reforço escolar respeitam os limites da criança

Cada pessoa tem um determinado tempo para aprender um conteúdo específico, e essa limitação deve ser respeitada. No casos das crianças, quando ficam sob pressão para aprender, muitas vezes elas não aprendem apenas decoram a matéria, se tornando algo temporário.

Durante as aulas de reforço escolar, o professor tende a ser mais paciente e ir de acordo com o ritmo da criança, conseguindo assim identificar onde ele tem mais dificuldade e trabalhar esse ponto com mais atenção e carinho.

O professor de reforço escolar utiliza outra linguagem

Outro grande benefício do reforço escolar, é que muitas vezes o aluno não aprende determinada matéria por não entender a linguagem utilizada por seu professor em sala de aula, mas se outro professor explicar o mesmo conteúdo de uma maneira diferente, esse aluno consegue compreender melhor e aprender o que está sendo ensinado.

Essa nova linguagem utilizada pelo professor de reforço escolar, além de diferenciada, pode conter dicas ou dependendo do conteúdo alguns macetes, que o professor em sala de aula não teve tempo para passar, e esse pode ser todo o diferencial para o processo de aprendizagem do aluno.

O professor de reforço escolar foca em problemas pontuais

Todos sabemos que independente da criança estudar em uma escola particular ou pública, o professor não consegue dar a devida atenção para todos os alunos e assim sanar as dúvidas pontuais de cada um deles.

Por outro lado, um professor de reforço escolar, está ali exclusivamente para auxiliar apenas essa determinada criança e conseguir tirar todas as dúvidas sobre a matéria que ela tem mais dificuldade em sala de aula.

Esse auxílio nas dificuldades pontuais que as aulas de reforço escolar proporcionam as criança durante o processo de aprendizagem, pode ser fundamental para a sua formação e desenvolvimento pessoal e profissional, se pensarmos a longo prazo.

Como saber se a criança precisa de reforço escolar

Muitos pais, mesmo acompanhando o boletim de notas de seus filhos e participando ativamente das atividades da escola, não sabem qual o momento certo para contratar um professor de reforço escolar para seu filho.

Uma maneira de saber se a criança precisa de aulas de reforço escolar é manter um diálogo constante com o professor, pois, ele poderá indicar se há ou não necessidade. Os pontos que o professor irá observar no comportamento do aluno são:

  • A desorganização e a não entrega das atividades relacionadas com a matéria
  • A falta de interesse durante a aula por determinado conteúdo
  • A falta de confiança e baixa autoestima quando questionado sobre o assunto abordado em sala de aula
  • O esquecimento de materiais correspondentes a matéria
  • A necessidade de chamar atenção em sala de aula todas as vezes que o conteúdo é abordado

Há ainda casos de crianças com inteligência acima da média e que se sentem entediados porque acham a aula fácil. Por essa razão, é tão importante a avaliação do professor sobre a necessidade de aulas de reforço escolar.

Em que a falta do reforço escolar pode refletir na vida da criança?

Se uma criança tem dificuldade em um determinado conteúdo em sala de aula, e seus pais não se empenham para que ele consiga compreender e aprender essa matéria através de aulas de reforço escolar, isso pode refletir diretamente no futuro dela.

Grande parte do conteúdo ensinado no ensino básico, são aprimorados ou complementados nos ensinos médios e superiores, quando um aluno chega com dificuldade, por exemplo, em matemática, nessas séries mais avançadas, ele terá mais dificuldade para aprender, o que irá diminuir sua dedicação para os estudos.

Essa falta de dedicação reflete diretamente no processo de formação. Essa criança poderá se tornar um cidadão relapso, sem interesse em crescer pessoal e profissionalmente, simplesmente porque não entendia a matéria passada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat